Como o sistema cardiorespiratório se beneficia com o exercício físico

Como o sistema cardiorespiratório se beneficia com o exercício físico

Os exercícios físicos fazem um bem enorme para seu coração, pois para mandar mais sangue para a circulação ele tem que bater mais rápido e mais forte; com o tempo, o coração se torna maior e forte. Normalmente, o volume de sangue bombeado a cada batida é de 700 ml a 800 ml no homem e de 500 ml a 600 ml na mulher. Os exercícios aeróbicos costumam levar estes valores para 1000 ml a 1300 ml nos homens e de 1000 ml e 1100 ml nas mulheres.

fig1.jpgCom o tempo o seu coração passa a ser condicionado ao esforço, ficando mais econômico e eficiente, com isso em repouso, o coração não vai precisar fazer tanto esforço e, assim, a freqüência cardíaca (o número de batimentos) diminui, isto é, com um número menor de batimentos ele consegue bombear muito sangue para todo o seu organismo.

fig2.jpgAs artérias coronárias também se beneficiam. São elas que alimentam de sangue o próprio músculo do coração (miocárdio). E como ele é o órgão da vida, fica bem nutrido e baterá com mais eficiência. Outra coisa: vida sedentária quase sempre é acompanhada de uma alimentação desequilibrada, com excessos de doces e frituras que costumam provocar acúmulo de gordura nos vasos sangüíneos. Resultado: aterosclerose e infarto.

Os exercícios físicos promovem a limpeza de veias e artérias, pois eles aumentam a taxa do HDL (o famoso colesterol bom) que funciona como um verdadeiro faxineiro de artérias. E mais: para atender à demanda de sangue para musculatura e órgãos, o organismo acaba criando vasos colaterais, isto é, os órgãos passam a ter mais sistemas de fornecimento de sangue. Conclusão: o coração passa a ficar mais irrigado, com isso mais protegido de um infarto. Um verdadeiro ciclo de benefícios!

fig3.jpgOs pulmões também saem ganhando. Com o corpo em atividade, os alvéolos pulmonares aumentam de volume, conseguem captar muito mais oxigênio e todo o organismo fica mais oxigenado. Já em repouso respiram de forma mais econômica.

Com os exercícios físicos regulares você se beneficia de uma forma inteligente, pois além de estar se cuidando, você está investindo num dos seus maiores patrimônio: o seu corpo.

Exercícios simples para levantar o bumbum

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Brasileira tem fama de ter o bumbum mais bonito do mundo. Porém, nem todas nascidas na terrinha fomos agraciadas com tais características: bunda grande, firme e redondinha.

Se os genes da família não ajudam muito, o exercício sim. Há formas e técnicas simples para levantar e aumentar o bumbum e deixá-lo digno de orgulho à sua nacionalidade.

 

É fundamental trabalhar os músculos que ficam na parte de trás da coxas já que são eles os responsáveis pela sustentação dos músculos do bumbum. Para isso, ensinamos a seguir um exercício super simples que encontramos na página de Ciência e Saúde da Revista Abril, que fará toda diferença:

Em pé, apóie as mãos em uma parede. Mantenha a coluna na posição natural, sem arrebitar o bumbum.  Dobre uma das pernas, mantendo os joelhos na mesma linha e o abdômen contraído, e coloque um objeto na dobra (pode ser uma toalhinha enrolada).

A direção da ponta do pé é que vai determinar os músculos que serão recrutados. Se estiver alongada, em ponta, a área mais próxima dos joelhos é enfatizada.

Quando estiver voltada para o chão, o exercício trabalha a porção mais próxima do glúteo. Quatro repetições com permanência de 15 segundos, alternando a direção da ponta do pé, sem pausa. Repita com a outra perna.

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